Perguntas Frequentes – CSVP Bilíngue

6 de dezembro de 2019by Flávia Facci

O que é o Edify?
O Edify é um programa bilíngue para escolas regulares, que estimula o aprendizado da língua inglesa através de atividades práticas que vão além do conteúdo linguístico. Encorajamos nossos alunos a desenvolverem habilidades comportamentais através de materiais lúdicos e atividades inovadoras.

Qual a abordagem pedagógica do Edify?
Acreditamos no ensino do inglês como um meio e não como um fim. Por isso, nossa abordagem é baseada em projetos, o que significa que nossos alunos aprendem a língua colocando a mão na massa e desenvolvendo habilidades que vão além do inglês, como comunicação, criatividade, pensamento crítico e colaboração. É por isso que oferecemos diferentes materiais para uso do professor. Esses materiais lúdicos estimulam o protagonismo do aluno em sala de aula e a vivência do inglês. Materiais e kits de sala de aula: pelúcias, Edify box (caixa palco), avental e outros.

Como funciona o programa? / Como são os horários das aulas?

Nosso programa entra nos horários das aulas de inglês da escola, mas ampliando a carga horária desta matéria. Com maior exposição à língua inglesa, o aprendizado é muito mais eficaz.

Como é o dever de casa?

A cada lição  do livro finalizada, há um dever de casa, além das tarefas que o professor avaliar necessárias para a consolidação da aprendizagem.

Como funciona a relação entre o Edify e o Colégio/Professores?

O 1º passo para a implementação do nosso programa é o treinamento dos professores de inglês que já estão na escola. Depois desse alinhamento, os coordenadores acadêmicos do Edify desenvolvem os Planos de Aula junto com os professores. Ao longo do ano, os coordenadores pedagógicos assistem às aulas e fazem observações que são mencionadas no feedback do professor. Assim, é possível garantir melhorias nas práticas de toda a equipe de inglês e também um plano de desenvolvimento individual para cada professor.

Quais as vantagens do inglês com o programa Edify?

  • Mais tempo de aulas de inglês
  • Inglês de excelência dentro da própria escola e sem se preocupar com a logística de levar ou buscar seu filho em um curso de Inglês
  • Material didático com abordagem multidisciplinar: seu filho aprende inglês usando temas de outras matérias, como matemática, geografia, história, etc
  • Desenvolver conhecimento da língua e habilidades como comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico
  • Treinamento e formação continuada dos professores de inglês
  • Aulas interativas, dinâmicas e mão na massa
  • Preparação para a Certificação do Exame de Cambridge

Por que o Colégio adotou o Edify?

Porque queremos formar alunos bilíngues, cidadãos globais prontos para os desafios do futuro. Com um material didático de qualidade, professores treinados e acompanhamento pedagógico recorrente, a equipe do Edify atinge esse objetivo.

Como é feito o nivelamento dos alunos?

Até o 3º ano não há nivelamento, mas a partir do 4º ano é realizado um diagnóstico de transição linguística para todos os alunos do programa. Este diagnóstico nos ajuda a determinar o material mais adequado para cada ano, de acordo com as médias de conhecimento da língua.

O meu filho já faz inglês fora e irá estudar com outras crianças que não fazem inglês? Como vocês tratarão o desnível?

  • Infantil até 3º ano: O ingresso leva em conta o nível linguístico, maturidade e exposição do aluno a outras áreas do conhecimento.
  • A partir do 4º ano: O desnível é tratado como em qualquer outra disciplina. Em uma aula de matemática existem alunos que possuem mais facilidade e outros que possuem menos. O professor, com todo o apoio do coordenador, vai atuar nessa situação mediando a aula e respeitando o desenvolvimento do aluno com diferentes demandas linguísticas.

Como são as avaliações dos alunos?

  • Até o 1° ano: Avaliação formativa, ou seja, o aluno é avaliado no dia a dia de aula com base em suas atividades dentro de sala.
  • A partir do 2º ano: As provas entram no calendário escolar. Elas são baseadas nas questões desenvolvidas pela equipe de coordenadores pedagógicos do Edify e Professores do CSVP e são alinhadas ao material didático do programa.

Como eu recebo os resultados do meu filho?

As notas de inglês serão divulgadas junto com as demais notas da escola, da mesma maneira que as outras disciplinas.

O programa substitui um curso de inglês?

Nossos professores são treinados para abordar aspectos linguísticos e comportamentais em sala de aula, tendo como base materiais ainda mais aprofundados do que em um curso de inglês normal. Além disso, a carga horária é superior à de um curso de línguas normal, proporcionando mais tempo para o desenvolvimento de atividades de comunicação na língua e garantindo ao aluno uma formação bilíngue completa, porém entendemos que esta decisão deve partir da família, de acordo com suas necessidades.

O que são os Exames de Cambridge? Como funcionam?

Os exames de Cambridge são uma validação de proficiência aceita e respeitada internacionalmente. Estes exames tiveram origem na universidade inglesa, que possui mais de 100 anos de experiência acadêmica.
Os exames possuem 3 provas que avaliam as habilidades de leitura e escrita, compreensão auditiva e produção oral, respectivamente. O Edify promove, em sala, aulas e simulados que preparam os alunos para os Exames de Cambridge. Informações sobre inscrições do exame serão divulgadas no segundo semestre do ano.

Quais os benefícios dos Exames de Cambridge?

Os exames de Cambridge English são uma forma efetiva de tangibilizar o progresso no aprendizado do idioma. Os exames Cambridge English são aceitos por mais de 20.000 universidades, empregadores e governos no mundo todo. Este certificado pode abrir as portas para a educação superior, melhorar as oportunidades de emprego e, graças ao seu reconhecimento internacional, aumentar suas escolhas para opções de estudo e trabalho.

Como o Edify prepara os alunos paro os exames de Cambridge?

Os exames e o método preparatório de ensino Edify proporcionam aos alunos uma base sólida e internacional no aprendizado de inglês. O contato com os formatos do exame durante a etapa preparatória dão a oportunidade do aluno se familiarizar com os critérios da avaliação internacional e assim garantir um bom rendimento na prova.