IMG_20190522_091550472.jpg

Jornada da Informação Profissional 2019

28 de maio de 2019by Flávia Facci

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” – Confúcio

Foi nesse clima que realizamos, na última semana, a Jornada da Informação Profissional. Voltado para a 2ª e 3ª série do Ensino Médio, o evento deste ano, dividido em três dias, buscou não só apresentar as profissões e suas diversas possibilidades, como também mostrar aos jovens a importância de se manter o equilíbrio mental e o bem-estar em todos os momentos da vida. Em tempos de excesso de informação, tecnologia e pressão por resultados, trouxemos o olhar do cuidado e do acolhimento para esta fase tão crucial na vida de todo jovem.

A abertura ficou por conta do Professor de Yoga e Meditação, Leon Alonso que conversou com os alunos sobre autoconhecimento, habilidades, futuro e escolhas. No mesmo dia, uma mesa de Saúde e Bem-estar trouxe a visão de profissionais das áreas de saúde sobre suas carreiras e as novas demandas. Composta por alguns ex-alunos, a mesa contou com a presença de: Cecília Santos (Nutrição), Danielle Risicatto (Odontologia), Sabrina Martini (Biomedicina), José Augusto Peçanha (Cirurgião Plástico) e Talita Custódio (Farmácia).

A mesa: “Engenharias e suas inovações”, apresentou o ex-aluno Fernando Peixoto, Engenheiro Químico, professor e coordenador do curso de Engenharia da UFF e Gabriel Brandão da Engenharia Mecânica da UFF. Integrantes da equipe Buffalo de Fórmula SAE, eles trouxeram o carro de corrida desenvolvido na UFF especialmente para esta competição que tem se tornado cada vez mais importante para os estudantes devido ao contato direto com o desenvolvimento e a concepção de protótipos, o que pode se apresentar como uma oportunidade de entrada nas equipes de engenharia da Fórmula 1.

As mesas “Criatividade e emoção”, composta pelos ex-alunos Giana Moreira (Arquitetura), Guido Fortes (Desenho Industrial) e Ana Blanca (Direito) e “A arte de comunicar!!” com Patrícia Cerqueira (Publicidade), Talita Ferraz (Cinema) e Edson Mauro (Jornalismo), apresentaram os desafios e surpresas da área de Humanas.

Em “Repensando o Mercado”, o Economista, Guilherme Beaurepaire, a Analista de Sistemas, Verônica Santos de Freitas e ex-aluna, estudante de Relações Internacionais, Andressa Almeida, fizeram uma reflexão sobre as novas tendências de mercado e as competências necessárias aos novos profissionais do século XXI.

Mais, uma vez, focando no desenvolvimento sócio-emocional, a palestra “Corpo e Mente” da Fonoaudióloga Michaela Leal e do Neuropsicólogo, Gabriel Coutinho, enfatizaram a importância de manter corpo e mente saudáveis na formação do novo profissional.

Para finalizar, o Professor Leon Alonso realizou um momento de relaxamento com técnicas de meditação e respiração, para auxiliar na concentração, diminuição da ansiedade e oxigenação do cérebro.

Confira nossa Galeria de Fotos!