luisa-1.jpg

9 de Maio: Dia de Santa Luísa de Marillac

9 de maio de 2019by Flávia Facci

Com muita alegria celebramos em 9 de maio Santa Luísa de Marillac! Fundadora das Filhas da Caridade!

Jamais podemos pensar o Carisma Vicentino sem Luísa de Marillac!

Santa Luísa foi beatificada pelo Papa Bento XV em 9 de maio de 1920.

Foi canonizada pelo Papa Pio Xl no dia 11 de março de 1934 e declarada patrona das Obras Sociais em 1960, pelo Papa bem-aventurado João XXIII.

Luísa transformou a vida consagrada feminina e o serviço dos mais necessitados na França, no século XVII e,no meio de todas essas transformações, encontramos o testemunho desta mulher que amou profundamente os Pobres; mulher que foi para a margem, lugar dos esquecidos e abandonados, mas para isso percebeu imediatamente a necessidade de agrupar em comunidade moças da zona rural que estavam se formando, a pedido de São Vicente, para trabalharem com as Senhoras da Caridade no serviço dos pobres doentes em seus domicílios. Em um mesmo impulso, fundou as Filhas da Caridade e construiu uma ponte sobre o abismo que separava os ricos e poderosos dos camponeses e dos Pobres e que separava os homens das mulheres. Com São Vicente de Paulo e as primeiras Filhas da Caridade, criou uma vasta rede de caridade que não excluía ninguém. Só um coração humano como o de Luísa era capaz de afirmar:

“Sede muito afáveis e bondosas com vossos pobres.” (C.322, p.365).

Neste dia de Santa Luísa, rezemos:

Senhor Deus, seduzida por ti, Santa Luísa transformou-se naquela que se fez disponível aos pequenos e necessitados. Ela foi audaciosa na caridade e disponível para a missão, sempre num profundo respeito por todo ser humano.

Por seu intermédio, te pedimos: torna nossos corações cheios de teu amor, na simplicidade, na humildade e na caridade. Nos passos de Santa Luísa, possamos seguir com alegria teu Filho Jesus, e nos tornemos sinceros servidores dos pobres, teus filhos prediletos.

Faze-nos viver a Unidade e a Comunhão no amor; liberta-nos de tudo o que nos impede servir-te na construção de uma vida na verdade, na justiça e na fraternidade.

Na tua verdade que liberta e na tua entrega generosa que restaura a vida, dá-nos viver com corações dilatados e mãos abertas, sempre no compromisso autêntico e alegre com os pobres.

E assim possamos ser um sinal, um apelo e um encorajamento para a construção do teu Reino e para o despertar de novos operários para tua messe!

Amém!

Viva Santa Luísa!

Padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM)